Palestras em Curitiba! Conecte-se ao Conhecimento! Bem-vindo!


Blog


Ricardo Amorim diz que Brasil deve crescer acima da média mundial em 2023

Jornalista: Ines Dumas. Fotógrafo: Aurélio Stanki



Durante palestra realizada no dia 14 de setembro, em Curitiba, pela Neoconnection, no Teatro Positivo, o economista influencer Ricardo Amorim falou sobre as oportunidades que se apresentam no cenário econômico para o Brasil, destacando que o país se encontra muito bem posicionado para ter um crescimento forte, muito além, inclusive, da média mundial.


Segundo ele, isso já vem acontecendo neste ano, tanto no primeiro como no segundo trimestre, o Brasil cresceu bem mais do que a média do mundo. Ainda, destacou que no segundo trimestre, entre as 50 maiores economias mundiais, o país foi o 13º que mais cresceu.


Segundo o economista, atualmente no mundo são cinco países emergentes: China, Russia, Índia, Indonésia e Brasil. Dentre eles, o Brasil é o que apresenta maiores oportunidades para crescer, por conta da matriz energética (potencializada pelo perfil predominantemente renovável), do grande potencial no agronegócio, da disponibilidade de recursos o minério, e ainda por estar geopoliticamente de maneira privilegiada frente aos acontecimentos recentes.


Neste exato momento, Amorim diz que o Brasil já vem colhendo resultados positivo em consequência de ter feito bem a lição de casa ao combater a inflação antes. “Depois da pandemia, a inflação no Brasil subiu primeiro no país com mais força. Em resposta, o Banco Central subiu muito a taxa de juros, encarecendo o crédito, tornando mais difícil para quem vende poder vender, porque o valor das prestações subiu. Com isso, menos pessoas conseguiram comprar, empresas começaram a ter mais dificuldade de vender e pararam de subir o preço, fazendo com que a inflação começasse a cair gradualmente aqui, coisa que no resto do mundo ainda não está acontecendo. O resto do mundo está freando esse ano, o Brasil freou ano passado. A inflação é a maior inimiga do mundo, mas somos especialistas no assunto”, comenta.

E, a consequência, de acordo com Amorim, é o forte crescimento na geração de empregos, com o surgimento de novos postos de trabalho. “Quando começou a pandemia, 10 milhões de brasileiros perderam emprego. Mas, de lá pra cá, foram gerados 14 milhões de postos de trabalho. E, passando as eleições, que geram incertezas, é provável que investidores, empresas e empresários, reforcem os investimentos, fazendo com que a geração de empregos ganhe ainda mais força”, ressalta.

 

Em um cenário de médio a longo prazo, Amorim diz que a tendência é que o contexto geopolítico passe por grandes mudanças, indicando um avanço na regressão da globalização, fazendo com que cada país passe a adotar medidas para se proteger. E, neste cenário, o Brasil demonstra forte potencial para ser um grande player, tanto nas exportações como importações.

 

Agronegócio

O agronegócio, segundo ele, cresce bem. Excluindo Amazônia, 40% de toda área que pode ser plantada no mundo, está no Brasil. Isso equivale a 33 países europeus, o que eleva o potencial de aumento da produtividade no campo. Ele ainda ressaltou que nos últimos 20 anos, as cidades do interior crescem mais que as capitais no Brasil.

 Transformação e inovação

Quando falou nas transformações do mercado, o economista disse que os dados são o novo ouro, e que precisa ter capacidade de transformá-los em inteligência. Que no cenário observam-se mudanças, como a queda nas barreiras de entrada e concorrência, mudança na forma de relacionamento com clientes, transformação mais acelerada do ambiente de negócios, aceleração da inovação e surgimento de novos modelos de negócio.

 

A próxima evolução, no mercado tecnológico, apontado por Amorim, passa pelo Metaverso. Segundo ele, essa tecnologia deve avançar muito nos próximos anos e se tornar cada vez mais importante. E, quem conseguir se apropriar deste espaço antes, levará mais vantagem.

 

Ainda, segundo ele, os negócios terão sucesso na medida em que conseguir transformar seus clientes no seu departamento de marketing, ao realizar estratégias, com pequenos gestos, que os encantem.


Sustentabilidade

Investir em práticas sustentáveis, para Ricardo Amorim, que inclusive é investidor de projeto de energia limpa, é o grande diferencial para os negócios e ajuda a potencializar a economia, surgindo novas formas de rentabilidade, fomentando o futuro do Brasil. Ele, ainda destacou a iniciativa do evento, em empregar a ação do carbono zero, em que o CO2 gerado em virtude da palestra será compensado em prol da preservação do meio ambiente.



 Segundo ele, é importante a sociedade cuidar do planeta, adotando práticas de responsabilidade ambiental nas organizações. Inclusive, que esse diferencial tem sido bastante debatido com as novas políticas de ESG que devem empregadas pelas empresas e também no agronegócio. Para ele, ações de sustentabilidade fazem com que o Brasil passe a se diferenciar cada vez mais no mundo.

 

A palestra com Ricardo Amorim em Curitiba foi apresentada pela Ativa Investimentos, Contabilista e TOTVS, com patrocínio da Invescon e Versátil Andaimes, com apoio do SóCarrão e da Onpwr e realização da Neoconnection.

 

Acesse:

www.neoconnection.com.br e @neoconnection4.0

Share by: